PRAVE - Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha

Notícias da PRAVE

Conheça as últimas notícias da PRAVE, agenda, eventos e novidades do comércio e dos serviços do centro da Cidade.

“Há Festa na Aldeia” trouxe novo dinamismo a Vilarinho de S. Roque

Há Festa na AldeiaFaixas coloridas, espantalhos vestidos a rigor, bancas de madeira com produtos regionais… Quem visitou Vilarinho de S. Roque no fim de semana de 6 e 7 de julho encontrou uma terra animada, ávida por dar a conhecer os seus usos e costumes, tradições culturais e gastronomia. No âmbito do projeto “Há Festa na Aldeia!”, promovido pela ADRITEM, em parceria com a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, os habitantes da pequena localidade serrana abriram, literalmente, as portas das suas casas e convidaram as pessoas a descobrirem os encantos da mais recente Aldeia de Portugal.

“Há Festa na Aldeia!” apresenta-se como um evento âncora de dinamização local que ambiciona conquistar novos visitantes numa lógica de revigoração das terras e das gentes. Como tal, os habitantes de Vilarinho de S. Roque foram os principais atores nesta festividade, cuja preparação começou há alguns meses atrás com a realização de oficinas temáticas, que dotaram os participantes de importantes ferramentas para a promoção das riquezas locais. Assim, deambulando pelas ruas da aldeia, foi fácil encontrar gente ávida por demonstrar o que a sua terra tem de melhor. Maria Alice Rodrigues, a vender doce de mirtilo numa banca ao ar livre, prontamente convidava os visitantes a conhecerem a sua horta com alfaces, cenouras, feijões, morangos, descrevendo, com orgulho, todas as melhorias efetuadas para tornar o seu espaço mais apelativo. Já Sílvia Martins, uma artesã nos tempos livres, partilhava, com quem passava, os seus conhecimentos sobre a feitura de agendas com tecidos coloridos, ao mesmo tempo que tentava os mais gulosos com doces típicos, cuidadosamente embalados em caixas feitas à mão.

Para além do mercado de produtos locais, houve outros pontos de paragem obrigatórios para conhecer a verdadeira identidade de Vilarinho de S. Roque. Na exposição Memórias da Aldeia, os visitantes puderam apreciar cenas da vida quotidiana de décadas passadas e, no espaço Brincar na Aldeia, recordaram-se os jogos tradicionais que faziam as delícias dos mais novos numa época sem televisão ou computadores. Destaque ainda para o projeto História de Vilarinho, em que o realizador e autor Tiago Pereira fez um levantamento das histórias, canções e outros testemunhos, transpondo tudo para vídeo, de forma a preservar os saberes de outrora.

A identidade de um local também se experimenta através da sua gastronomia e, no “Há Festa na Aldeia!”, os habitantes convidaram quem passava a almoçar ou a jantar nas suas casas. Rojões, vitela, pão caseiro ou doces típicos foram só algumas das iguarias que os visitantes puderam experimentar num verdadeiro ambiente familiar, em que a conversa fluiu facilmente por todos os comensais.

Música popular, folclore, animação de rua, marionetas, um passeio BTT e um peddy paper temático completaram a programação de um fim de semana de regresso às origens.

O evento “Há Festa na Aldeia!” vem no seguimento da candidatura que a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha promoveu no sentido de incluir Vilarinho de S. Roque na rota das Aldeias de Portugal, a que se seguiram mais duas candidaturas em fase de execução, a adaptação da Casa do Professor a unidade de alojamento local e a criação de um Centro de Atividades Ambientais e Radicais (ATIV.AR) na antiga escola primária.

Últimas Notícias

  1. Formação “Iniciação ao Corte e Costura”

    No âmbito da ação Certifica´T, O CLDS “Albergaria Integra´T” em parceria com a CEARTE organizou e promoveu a formação “Iniciação ao Corte e Costura”, com a duração de 75 horas....