PRAVE - Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha

Conheça a PRAVE

A PRAVE dedica-se à promoção e desenvolvimento do concelho de Albergaria-a-Velha, nomeadamente através da realização de ações de valorização dos recursos endógenos, defesa e promoção do património natural, ambiental, cultural, etnográfico, turístico e económico.

Há Festa na Aldeia

Cartaz "Há Festa na Aldeia" 2013

Cartaz “Há Festa na Aldeia” 2013

“Há Festa na Aldeia” é um projeto pioneiro de desenvolvimento do território, criando um novo foco de atratividade em espaços rurais com características próprias como Vilarinho de S. Roque. Promovido pela ADRITEM em parceria com o Município de Albergaria-a-Velha e da Junta de Freguesia de Ribeira de Fráguas, o projeto propõe o envolvimento ativo da população estimulando os usos e costumes, as tradições culturais e a gastronomia.

Existe uma estratégia que assenta na preservação da identidade local, estimulando o sentimento de pertença das populações residentes, criando uma atitude privativa de integração nos projetos para com tal enraizamento sociocultural se atinja uma nova e duradoura qualificação destas povoações que fazem parte da rede “Aldeias de Portugal”.

Na “Há Festa na Aldeia” (HFA) em Vilarinho de S. Roque, os visitantes puderam apreciar, jogar, ver e saborear muitos dos sabores que a aldeia teve para oferecer.

Ao longo dos dois dias, os visitantes puderam desfrutar de várias atividades tais como animação de rua, teatro, música, gastronomia, jogos tradicionais, exposições e folclore. Foi possível destacar o vídeo-concerto “História de Vilarinho”, da autoria de Tiago Pereira, que deu a conhecer momentos únicos, histórias e a cultura da aldeia. Houve também, uma performance com “Re-timbrar”, que foi acompanhado pelo Rancho Folclórico de Ribeira de Fráguas, num momento musical em que enquadraram os ritmos tradicionais portugueses num contexto musical atual.

Realizou-se um peddy-pepper “Segredos da Aldeia” que pretendeu dar a conhecer, a todos os visitantes, os recantos de Vilarinho S. Roque, e, também houve, “Momentos de Folclore” com três ranchos – o Rancho Folclórico “As Lavradeiras de Rebordelo” de Santa Maria da Feira, o Rancho Folclórico “Cravos e Rosas” de Oliveira de Azeméis e o Racho Folclórico de Ribeira de Fráguas. Durante todo o evento houve um mercado de produtos regionais, um espaço dedicado aos jogos tradicionais e a exposição “Memória da Aldeia”.

Nos dois dias e mediante inscrição prévia, os visitantes puderam almoçar e/ou jantar nas casas dos habitantes locais, criando assim uma relação de proximidade com a comunidade enquanto experimentavam iguarias típicas.

Vídeo

Imagens

Há Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. RoqueHá Festa na Aldeia - Vilarinho de S. Roque